Dilma e Obama se reúnem no Palácio do Planalto.
BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff recebeu na manhã deste sábado o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no topo da rampa do Planalto. Neste momento, os dois presidentes participaram de uma reunião privada, na qual discutiram os principais assuntos da agenda bilateral. Especula-se que na pauta também foi discutida a situação na Líbia. Confirmando o objetivo de fortalecer as relações comerciais, Brasil e EUA assinaram neste sábado 10 acordos bilaterais que estabelecem parcerias entre os dois países em diversas áreas, como biocombustíveis, educação e uso do espaço.
Dilma apresentou um a um os seis ministros perfilados para a recepção no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Obama fez o mesmo e apresentou nominalmente cada um dos ministros americanos que participam da visita. Isso porque os ministros dos dois países tiveram a oportunidade de se reunir com os dois presidentes. Depois, Dilma e o presidente americano fizeram uma declaração à imprensa.
A presidente Dilma chegou ao Palácio às 9h25m, esperou no seu gabinete até as 10h, quando desceu para o 2º andar e permaneceu cerca de 15 minutos apreciando as obras da mostra de artistas brasileiros. Ao passar por jornalistas e assessores, a presidente disse:
Felicidades para vocês.
Dilma, que usa um vestido vermelho, sapatos vermelhos e um chalé em tons de vermelho e verde, e Obama visitaram por pouco mais de dez minutos a exposição “Mulheres Artistas e Brasileiras”, ainda inédita. A mostra, que reúne 80 obras de 49 artistas, foi montada no Salão Oeste do Planalto.
A agenda oficial de Obama em Brasília inclui ainda um almoço no Itamaraty, previsto para as 13h. Durante todo o dia, enquanto Obama estiver na capital federal, o espaço aéreo de Brasília ficará fechado, por medida de segurança.
Ainda neste sábado à noite, o presidente americano embarca rumo ao Rio, onde deve fazer uma visita à Cidade de Deus e um discurso no Teatro Municipal.
Em sua primeira visita ao Brasil e em meio a críticas dos adversários, Obama chegou pouco antes das 7h30m deste sábado a Brasília. O avião Air Force One pousou na base aérea da capital. A bordo, além do presidente americano, estavam a primeira-dama, as filhas do casal, Malia e Sasha e a comitiva oficial dos Estados Unidos. De acordo com informações da Embaixada americana, a sogra de Obama, Marian Robinson, e uma amiga dela também estão no Brasil.
Obama foi recebido pelo comandante da base, coronel-aviador Geraldo Correia Lyra Júnior, pelo embaixador americano, Thomas Shannon, e também por uma equipe do Itamaraty. Ele ficou pouco tempo no aeroporto da base, onde uma limusine o levou para o Hotel Golden Tulip, junto com a mulher. As filhas seguiram em outro carro.
No hotel, todos foram recebidos com presentes. O presidente ganhou apenas um par de chinelos de dedo com estampas em verde e amarelo. A primeira-dama e as crianças ganharam chinelos nas mesmas cores e mais camisetas com os símbolos de Brasília - o Palácio do Planalto, a Catedral e o Congresso Nacional. Para Malia e Sasha, a direção do hotel deixou sobre a cama conjuntos de lápis de cor cujas caixas tinham imagens de Brasília.
Obama no Brasil: presidente dos Estados Unidos desembarca em Brasília com a família / Foto: Ailton de Freitas / agência O globo. Fonte: Extra/Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário